Mais conselhos

Pergunte a uma mulher se ela está feliz com seu peso

 Provavelmente, a resposta será não. Pelo menos 8 em cada 10 mulheres gostariam de perder três quilos. Recentemente, os homens também passaram a se preocupar mais com a aparência e aquela cinturinha avantajada já não é motivo de orgulho. Mas será que ser magro é uma tarefa impossível? 

Segundo Brian Wansink, diretor do Food and Brand Lab, um renomado centro de pesquisa da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, se você quer ser magro, faça o que os magros fazem. Com esse raciocínio, Wansink criou no ano passado o Global Healthy Weight Registry (ou Registro Global do Peso Saudável), no qual pessoas que nunca brigaram com a balança respondem a várias questões sobre o próprio estilo de vida.
Segundo a Federação Mundial de Obesidade, 11,5% dos adultos estavam acima do peso em 2011. Esse número subiu para 14% em 2014. Se continuar nesse ritmo, 17% da população com mais de 18 anos será obesa daqui a dez anos. Para que você não faça parte desse percentual das estatísticas, o melhor é seguir os conselhos de pessoas magras e saudáveis. Elas têm vários truques na manga, que garantem resultados positivos. Não adianta só ter a força de vontade e pensar como um magro, é preciso agir como ele.
Não coma no ‘piloto automático’
Os magros saudáveis da pesquisa tinha consciência do que comiam. Eles nunca fizeram dieta, mas sempre se concentraram naquilo que estavam ingerindo, sem neuras ou limitação. \”Para emagrecer com saúde, não podemos falar em fazer regime ou dieta. A pessoa que tem o objetivo de emagrecer deve realizar uma reeducação alimentar, ou seja, mudar hábitos alimentares para toda a vida, mudar comportamentos e atitudes que a fazem comer por impulso e praticar uma atividade física que goste para permanecer ativa a vida toda. Portanto, precisa reavaliar sua alimentação e entender que novos hábitos deverão fazer daqui para frente. Isso não acontece da noite para o dia\”, afirma a nutricionista Mariana Alexandre.
A boa notícia é que a qualquer momento você pode desenvolver um hábito alimentar magro e saudável. É um treinamento que deve ser orientado e repetido diariamente até que se torne condicionado, assim como escovar os dentes, andar de bicicleta ou dirigir. \”Já dizia Aristóteles: \’Somos aquilo que fazemos repetidamente\’\”, acrescenta a nutricionista Flavia Cesar.